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12 mar

Programa de Execução e Monitoramento de Projetos Educacionais

PROEMP

O Núcleo de Desenvolvimento Social vem atuando no mercado desde 2001, com inovações no atendimento focado em ações e programas nas áreas: Social, Educacional, Cultural e Econômica desenvolvidas em Municípios do Estado do Rio Grande do Norte e Estados vizinhos.

O desenvolvimento de nossas atividades viabilizam projetos e ações, direcionando e organizando propostas com acompanhamento ao longo de toda execução, consolidando com a melhoria da qualidade de vida da população.

Para atender as Gestões Municipais na área educacional, o NDS criou o PROEMP, que tem por objetivo implantar, através de uma metodologia própria, ações integradas que possibilitem o fortalecimento e elevação da qualidade do ensino.

Nosso Processo de Implantação, Execução e Monitoramento dos Projetos Educacionais se dá ao longo de todo processo da gestão educacional promovendo informações e intercâmbio de conhecimentos através da parceria entre o Município e o NDS.

A nossa proposta de Execução e Monitoramento estão alicerçadas a partir das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento dos Sistemas Educacionais dos municípios no sentido de serem mais flexíveis, bem planejadas, articuladas e se ajustar as diversas realidades, com a cara da comunidade à qual serve.

Segundo Souza, Celina (Políticas Públicas: uma revisão da Literatura/2006, p.7), a política pública constitui-se no estágio em que os governos democráticos traduzem propósitos em programas e ações que produzirão resultados ou mudanças no mundo real. As políticas públicas, depois de delineados, desdobram-se em planos, programas e projetos. Para formular as políticas públicas existem alguns mecanismos, conforme anuncia Souza (2006, p. 13): “a) divulgação de indicadores desnudam a dimensão do problema; b) eventos tais como desastres ou repetição continuada do mesmo problema; c) feedback ou informações que mostram as falhas da política atual ou seus resultados medíocres”.

O Rio Grande do Norte apresenta população estimada de 3.534.165 milhões de habitantes distribuída em todos os 167 municípios, sendo considerados alunos matriculados no Ensino Fundamental 467.628 mil e Pré-escola em média de 100.000 mil, segundo dados do IBGE/2018. Portanto diante dos números apresentados e o que vem apresentando nos indicadores, destacando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, surge a necessidade de implementação e implantação de ações que possibilitem atender as políticas públicas em educação e, consequentemente, a gestão das Unidades de Ensino.

Urge que a educação tenha um caminho bem definido, através de um plano construído coletivamente, centrado em dados e informações qualificadas para a tomada de decisões em um processo contínuo de reflexão e ação. Necessário se faz que seja construído compartilhando informações, experiências, vivencias, através do convívio e da busca por um objetivo, no sentido de promover o sucesso escolar e o desenvolvimento de uma vida social de participação ativa. Assim, os planos, projetos e propostas se apresentam como instrumentos indispensáveis para o desenvolvimento de uma educação de qualidade, enquanto processo coletivo que respeita as diversas realidades de cada um dos Municípios.

A partir do exposto, compete-nos relatar o processo que o PROEMP evidenciará. Iniciará com diagnóstico da realidade local da educação, passando para elaboração de projetos e planos de ação, com posterior acompanhamento da execução dos mesmos. Vale ressaltar que a ações devem ser participativas e articuladas com os instrumentos orçamentários públicos; Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual e Programas; Projetos do Governo Federal e Estadual.

Espera-se que o trabalho de Execução e monitoramento no assessoramento a Gestão Municipal da Educação provoque resultados de alto impacto e mudanças positivas nos índices educacionais, comprometendo seus atores com a construção, implantação, acompanhamento e avaliação e que incentive a participação de todos nas decisões tomadas.

O Programa de Execução e Monitoramento de Projetos Educacionais propõe atendimento de forma individual e coletiva com encontros e reuniões periódicas conforme necessidade apresentada pelo programa, projetos ou eventos desenvolvidos dentro dos contratos firmados pelas instituições e o Núcleo de Desenvolvimento Social (EMPRESA).