Avante Educação !!

O Núcleo de Desenvolvimento Social em parceria com as Prefeituras Municipais de Barcelona-RN e Nova Cruz-RN, realizou cursos de capacitação nas respectivas cidades.

A educação é a base para o desenvolvimento de qualquer sociedade, pois, dela emana as virtudes e qualidades que constituem o corpo social, portanto, seu exercício deve ser sempre aprimorado e melhorado. Dessa forma, os municípios supracitados em conjunto com o Núcleo estão ofertando e ofertaram cursos para o aprimoramento de esferas diversas da educação.

Nesse ínterim, a cidade de Barcelona-RN recebeu a formação continuada para os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA)  do município. Tal ação, conta com 40 horas de aulas, nas quais, professores experientes nesse tipo de ensino apresentaram os métodos mais eficazes para esse aprendizado. Além disso, o curso contará com oficinas interativas e rodas de conversa. Aliás, essa ação teve início no dia 1 de novembro  de 2018 e terá seu termino no dia 30 do mesmo mês.

Já em Nova Cruz-RN, ocorreu a qualificação sobre Diversidade Étnico-Racial para gestores escolares, professores e Membros dos Conselhos da Educação com o tema: “A Educação e as relações Étnico-raciais: refletindo e vivenciando o ensino da história e da cultura Afro-brasileira e indígena”. Essa qualificação se deu com a utilização de oficinas de desenhos, debates críticos, palestras e apresentações culturais. Ademais,  essa capacitação ocorreu no dia 07 de novembro.

 

                      Nova Cruz-RN

Emfim, ambas as propostas são de fundamental importância. Já que, primeiramente, infelizmente muitos jovens brasileiros evadem as escolas por razões diversas e contundentes, os quais, posteriormente anseiam por voltar à aprender, assim, o EJA se torna a solução e a esperança para essas pessoas que almejam um futuro melhor. Outrossim, o Brasil é um país constituído a partir da miscigenação de índios, europeus e africanos, essa colonização foi responsável pela imensa pluralidade étnica e racial dentro do nosso território, diante disso, com tamanha riqueza devemos saber respeitar as distintas culturas e vivências presentes no nosso rico cotidiano, portanto, conhecer tais culturas é essencial para que possamos entende-las.

NDS – “A solução para o seu desenvolvimento”

Deixe uma resposta