Economia Solidária RN !

O Núcleo de Desenvolvimento Social – NDS em parceria com o Governo do Estado;a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS); a Secretaria Nacional de Economia Solidária e o Ministério do Trabalho e Emprego, executou o Projeto Economia Solidária do Rio Grande Norte. O projeto foi realizado entre os meses de julho e setembro e visou a geração de emprego e renda para 1.000 famílias.

A economia solidária são empreendimentos que têm por objetivo a cooperação, sustentabilidade, autogestão e solidariedade. Em um empreendimento onde se exerce a economia solidária não há patrões ou empregados, todos trabalham juntos a fim de um objetivo que é o lucro, pode ser em forma de cooperativa, associação ou apenas um grupo. Sendo assim é um forma de se tirar seu sustento de uma forma totalmente digna, limpa, justa e democrática.

O Projeto pretendia criar alternativas por meio da economia solidária para pessoas que se encontravam em situação de extrema pobreza, em geral: agricultores e artesões, fazendo isso através  de ações onde essas pessoas foram capacitadas e incentivadas a possuir uma organização social e a formar redes de comercialização, além disso o projeto realizou a incubação de empreendimentos e disponibilizou assessoria técnica e gerencial para 50 organizações.

As ações ocorreram em cinco regiões: Grande Natal, Trairi, Litoral Sul, Mato Grande e Oeste Potiguar (Assu /Mossoró), tendo em cada território , um núcleo onde foram realizados os encontros. Uma das principais atividades do projeto, foi a realização de um curso de formação modular em ECOSOL para os empreendimentos selecionados e outros convidados, no qual foram abordados os temas de desenvolvimento local sustentável , sistema nacional de comércio justo e solidário, comercialização e finanças solidárias.

 

 

Dessa forma nós do Núcleo de Desenvolvimento Social, somos gratos por executar este tipo de atividade, que só tem a acrescentar na vida dos brasileiros e agradecemos a colaboração de nossos parceiros e também dos mais importantes personagens nesse enredo, as pessoas que foram alvo desse projeto.

 

NDS – ”A solução para o seu desenvolvimento”

Deixe uma resposta