O NDS tem como área de atuação a elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS dos municípios. A exemplo deste registro ocorrido no dia 02/08/2022 na Sala das Sessões Ver. Wilson Luis de Souza, onde ocorreu 1ª Audiência Pública para a elaboração do PLHIS do município de Carnaúba dos Dantas.
Na ocasião, a equipe técnica do NDS esteve com representações da gestão municipal, associações e comunidade local no intuito de discutir sobre a importância do PLHIS e a identificação das demandas habitacionais e suas localidades.
O PLHIS é um documento de caráter administrativo, que abrange um conjunto articulado de diretrizes, objetivos, metas, ações e indicadores, que caracterizam, em determinado prazo, os instrumentos de planejamento e gestão dos municípios para a área de habitação de interesse social. É um dos requisitos para tomada de recursos para elaboração e execução de planos e projetos habitacionais com recursos do Fundo Nacional de Habilitação de Interesse Social.
Audiência Pública para início das atividades, relacionados ao Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS, município de Carnaúba dos Dantas.No terceiro e último momento, elaboramos um “Mapa de Conflitos” identificando as áreas que apresentam os componentes do Déficit Habitacional, como Habitações Precárias, Improvisadas, Rústicas, Assentamentos precários, entre outros componentes que subsidiarão a definição do Diagnóstico Habitacional do município.Após apresentação do que seria o Plano Local de Habitação de Interesse Social, e explanação acerca da metodologia de execução do PLHIS, foram divididos alguns grupos de trabalho, composto por população e técnicos da Prefeitura e do NDS, com intuito de identificar os conflitos, as necessidades, principalmente dos Assentamentos onde residem a população de baixa Renda.No terceiro e último momento, elaboramos um “Mapa de Conflitos” identificando as áreas que apresentam os componentes do Déficit Habitacional, como Habitações Precárias, Improvisadas, Rústicas, Assentamentos precários, entre outros componentes que subsidiarão a definição do Diagnóstico Habitacional do município.Engenheiro do Município, Coordenadora de Habitação, Arquiteto do NDS, Secretaria de Assistência Social, Arquiteta NDS, e Assistente Social do NDS.