Formação de Conselheiros Escolares tem continuidade em Serra do Mel/RN

O NDS segue a todo vapor na formação dos Conselheiros Escolares do Município de Serra do Mel. A qualificação envolve 35 participantes e está sob a responsabilidade da Formadora Soraya Rodrigues.

Hoje as orientações acontecem para a realização do Fórum no próximo dia 05/12/2023, onde contaremos com a presença do Promotor Público que prestigiará os resultados construídos durante o período da formação.

A atividade está inserida no Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares que tem por objetivo fomentar a implantação dos conselhos escolares, por meio da elaboração de material didático específico e formação continuada, presencial e a distância, para técnicos das Secretarias Estaduais e Municipais de educação e para conselheiros escolares, de acordo com as necessidades dos sistemas de ensino, das políticas educacionais e dos profissionais de educação envolvidos com gestão democrática.

Aos conselhos escolares cabe deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola, além de participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico; analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola, propondo sugestões; acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola e mobilizar a comunidade escolar e local para a participação em atividades em prol da melhoria da qualidade da educação, como prevê a legislação.

Para tanto, são promovidas ações de formação para conselheiros escolares e para técnicos e dirigentes das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, utilizando inclusive metodologias de educação a distância.

Todas as ações do Programa são desenvolvidas em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais e de Educação. Sendo assim, a participação se dá a partir de articulações do Programa com as Secretarias de Educação.

A adesão das Secretarias Estaduais e Municipais de educação às ações formativas do Programa acontece por meio do Plano de Ações Articuladas- PAR e são confirmadas com o SIMEC/PAR, local por onde se faz o levantamento da demanda para o semestre/ano.

admin

Espaço de informação e divulgação institucional do NDS - Núcleo de Desenvolvimento Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *