Valores de nossa terra: GALEGO DO QUEIJO

De Tenende Laurentino Cruz/RN para o mundo.

Lucenildo Firmino é proprietário da queijeira Galego da Serra, situada no município de Tenente Laurentino Cruz (RN). Sua produção de queijos regionais de forma artesanal faz parte de uma tradição secular na fabricação de derivados lácteos.

A queijeira Galego da Serra está em operação desde 2016 produzindo queijos de manteiga e de coalho, assim como a manteiga do sertão, produtos que são apreciados no Brasil inteiro.

Em 2017, a queijeira ganhou medalha de Ouro com o queijo de coalho no III Prêmio Queijo Brasil (SP), e, no ano seguinte, a medalha de prata com o queijo de manteiga no mesmo concurso, além de outros títulos no Encontro Nordestino do Leite (ENEL), chegando, inclusive, a participar do Mundial de Queijo na França, em 2019. Ao longo dos seis anos de operação a queijeira passou a colecionar títulos e importantes premiações, como a medalha Super Ouro para a manteiga do sertão, no último ENEL, realizado em Vitória da Conquista (BA). Feitos importantes para uma pequena unidade.

A nova área de produção tem 92 metros quadrados e foi inaugurada em novembro de 2022. Com o selo de certificação da unidade como queijeira modelo, essa produção passou a ocupar prateleiras e refrigeradores de conveniências, mercadinhos e lojas especializadas em diversas cidades do Rio Grande do Norte para além da região Seridó.

O NDS mostra os valores de nossa terra e gente.

admin

Espaço de informação e divulgação institucional do NDS - Núcleo de Desenvolvimento Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *